LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

AS CURAS ESPIRITUAIS DE JOÃO DE DEUS - I

A vida de João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus - ou John of God -, o cirurgião espiritual de Goiás que é mais famoso fora que dentro do Brasil

Em sua edição de dezembro (2008), a revista Galileu, publicada pela Editora Globo, trouxe reportagem com João Teixeira de Faria, o "João de Deus", médium popular de Abadiânia (a 90km de Goiânia) que desperta grande interesse da mídia brasileira e internacional. O texto procura desvendar o que existe por trás das ações do homem que atende cerca de 800 pessoas por dia e quais são, afinal, as comprovações de que ocorrem curas na Casa Dom Inácio.

O médium João de Deus passou por diversos Estados: Bahia, Tocantins e Maranhão. Na época, anos 1950 e 1960, ganhava a vida como pedreiro, alfaiate e garimpeiro. Chegou a ser preso sob acusação de prática de charlatanismo. “Sofri violências na prisão. Mas continuei na minha missão”, disse. A fase de viajante de João de Deus, descreve a revista, terminou em 1976, quando chegou a Abadiânia. Galileu informa que hoje a cidade tem 26 pousadas com 1,5 mil leitos, a maioria destinados aos “pacientes” de João de Deus. “São cerca de 500 empregos gerados pela Casa de Dom Inácio. Isso significa que ela tem um peso econômico maior do que a prefeitura”, afirma a revista.

João de Deus quase abandonou o estado de Goiás após pressão da comunidade de médicos. Ele deixou Anápolis e pensava em sair de Goiás, mas uma carta de Chico Xavier o alertava que a região era abençoada.

O autor da reportagem procura desvendar a popularidade de João de Deus no município. “Rodar por Abadiânia a bordo da sua minivan Zafira prata é como estar ao lado de um político popular. As pessoas mantêm uma distância respeitosa. Mas quando ele as chama para conversar, se aproximam sorridentes, apertam sua mão, abraçam”. Outro aspecto é de suas atividades beneficentes. Ele distribui diariamente cerca de mil pratos de sopa à população carente, além de pagar faculdades para 12 pessoas. Outra boa ação refere-se à compra de quatro motos para a polícia executar os serviços locais. “Segundo João, o dinheiro para as obras de caridade vem da administração de quatro fazendas”, diz o texto. João declara à reportagem que trabalha três dias na Casa Dom Inácio e três dias na fazenda.

Os rituais que ocorrem na casa não são rígidos. João está sempre descalço e vestido de branco. “Sou um médium inconsciente, não lembro de nada do que aconteceu durante a incorporação.” João de Deus diz ser católico, kardecista e freqüentar até mesmo a evangélica Assembléia de Deus.

Leia amanhã reportagem da Revista Época sobre o médium

0 comentários: