LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

BEZERRA DE MENEZES : PIONEIRO DO ESPIRITISMO

Nascido na atual Jaguaretama (CE), Adolfo Bezerra de Menezes veio ao mundo filho de um tenente-coronel da Guarda Nacional, portanto em uma família de boa condição social. Aos 24 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro a fim de seguir o sonho da medicina. Na capital carioca, notabilizou-se pelo trabalho comunitário. Com o cearense, nenhum paciente ficava sem atendimento. Depois de passar pela Academia Imperial de Medicina, entre outras, o viés social de sua vida o fez entrar para a política, sendo inclusive eleito como deputado geral da Província do Rio de Janeiro.

Abolicionista, Menezes teve o primeiro contato com o espiritismo em 1875, quando recebeu uma cópia da tradução para o português do Livro dos Espíritos, obra de Allan Kardec. A partir daí, dedicou grande parte do seu tempo à doutrina.

O médico presidiu a Federação espírita Brasileira por diversas vezes, traduziu publicações estrangeiras e fundou a primeira livraria voltada ao espiritismo. Faleceu em 1900, vítima de um acidente vascular cerebral. Entre os médiuns que psicografaram mensagens de Menezes, estão o mineiro Chico Xavier e o baiano Divaldo Franco.

0 comentários: