LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

SAÚDE PARA CORPO E MENTE

Médicos que trabalham em um instituto de pesquisas em São Paulo dizem que o tratamento espiritual ajuda no tratamento clínico. O instituto, comandado pelo psiquiatra Sérgio Felipe de Oliveira, é uma clínica de saúde mental que não cuida apenas do corpo e da mente -cuida da alma também.

A parte mais surpreendente dos tratamentos funciona no sub-solo do prédio. Os pacientes que passam pelos divãs e ambulatórios são encaminhados depois para o Centro de Pesquisas de Medicina e Espiritualidade.

Uma sessão de passes dentro de uma clínica. A diferença para um centro espírita é que, neste caso, os pacientes são pesquisados por seus médicos. Segundo o doutor Sérgio Felipe, este modelo de tratamento também está sendo estudado pelo ministério da saúde dos Estados Unidos.

"A prece, a imposição das mãos e o dom espiritual, ou mediunismo, são utilizados por todas as religiões. Então, se nós estamos fazendo pesquisa sobre o efeito do tratamento espiritual, ele tem que ser produtivo em que contexto? No religioso ou científico", observa o psiquiatra.
A atriz Carla Ferreira é uma das pacientes do instituto de pesquisas. Ela sofreu tanto com uma depressão pós-parto que deixou até o marido transtornado. "Eu não lembro direito como cheguei. Eu sei que estava totalmente fora de mim, não conseguia chegar perto da minha casa", ela conta.

Carla precisou de dois meses de tratamento para vencer a depressão. "É como se eu tivesse conhecendo o mundo pela primeira vez, de novo. Eu vejo que em toda a minha vida eu fugi da minha essência. Agora é como se eu fosse uma folha em branco e tivesse começado a escrever a minha história de novo", declara.

Segundo o doutor Sérgio Felipe, esse casamento da medicina com a espiritualidade, pelo menos no instituto, está dando certo. Ele está convencido de que só medicação e psicoterapia não resolvem tudo.

"Entre os casos de depressão, 80% são curados com as medicações e psicoterapia. Os outros 20% não se curam. Então, quando você soma o tratamento espiritual, você amplifica as possibilidades de melhora do paciente", avalia o médico.
Pesquisas espirituais - Globo Repórter
Veja mais : íntegra do programa de março de 2003 (22/02/09)
Próxima postagem : Terapias de regressão