LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

VISÃO ESPÍRITA DAS PESQUISAS COM CÉLULAS

Quarta-feira, 5 de março de 2008, foi um dia de decisão importante no Supremo Tribunal Federal (STF). Julgamento da ADI 3510, contra o artigo 5º da Lei de Biossegurança, que permite a destruição de embriões humanos. Células-tronco podem abrir diversos caminhos. Nessa hora as questões são importantes. Mesmo as aparentemente absurdas, como aquela que pergunta se a alma existe e é imortal.

Há propaganda enganosa quando se fala em cura com transplante de células embrionárias? As células-tronco podem abrir caminho para o aborto? Há os que não aceitam o tríplice aspeto do Espiritismo. Destacamos alguns trechos do “Programa O Espiritismo Responde” com o médium Divaldo P. Franco.
"No caso das células tronco, a Doutrina Espírita, na sua visão religiosa, é totalmente favorável. Toda e qualquer pesquisa que objetive o progresso, a diminuição das dores, a mudança de situação da criatura, é válida, mas para tanto é necessário respeitar a vida que está em processo de desenvolvimento.”

“A ciência vai descobrir que essa vida embrionária não é de espontaneidade da matéria, mas sim da presença do Espírito. Ao destruí-los se interrompe uma futura existência, com menos conseqüências negativas, porque os Espíritos que ali se encontram imantados estão também cumprindo um período de provas e essa própria prova é uma maneira de resgatar débitos do passado.”

O espírita sabe que uma nova ordem de idéias é necessária para uma nova ética comportamental. Para Jesus foi imprescindível deixar a noção da imortalidade. Esta é a base da doutrina do Cristo que a demonstrou, sob o ponto de vista prático, em inúmeras oportunidades. Sem o conhecimento das diversas evidências científicas que apontam para a imortalidade da alma podemos cometer erros. Se a alma inexiste, não tem sentido falar-se em regras dirigentes da conduta, em escala de valores, só se desejamos ser incoerentes. Ciência, Filosofia e Religião são caminhos difíceis de transitar, mas os raios solares que iluminam o caminho da Política vão fazer transpirar todos os nossos neurônios.

Luiz Carlos Formiga

0 comentários: