LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

.

terça-feira, 8 de julho de 2008

PESADELOS, VIDAS PASSADAS E ESPIRITISMO


Leitora nos escreve relatando : "Tenho um problema que me aflige, constantemente. O meu problema, são vários pesadelos que tenho sempre. Muitas vezes acordo gritando; outras vezes chorando, e faço força pra acordar, porque tenho consciência que estou sonhando. Fazendo isso me livro do que vai acontecer. Será que são coisas que eu fiz na outra encarnação e agora estou sendo perseguida? Não me considero uma pessoa má. Procuro sempre ajudar as pessoas no que posso. Gostaria de uma opinião". C.S.

Os questionamentos sobre sono e os sonhos são uma contante em nossa página, embora o aspecto espiritual dos pesadelos ainda não tenha sido abordado. Como já dissemos (Sonhos: Sensações do fundo da alma), o corpo espiritual deixa o corpo físico durante o sono. Enquanto um descansa, outro serve-se da momentânea "liberdade" para interagir, aprender ou simplesmente vivenciar novas experiências. Sonhando, somos suscetíveis a impressões provenientes do espírito porque não estamos absorvidos por nosso consciente. Isto quer dizer que a maior parte de nosso controle está repousando, assim como nossa racionalidade. Portanto, é mais fácil captar impressões. No corpo espiritual, somos muito mais capazes de ver as pessoas queridas e nossos mentores e, eventualmente, prever eventos ou rever vidas passadas.

É também quando os espíritos de nossos familiares comunicam-se conosco. Por estarmos mais próximos dos níveis espirituais, quando sonhamos, torna-se, na verdade, mais fácil nos comunicar-mos com os que já se foram. Contudo, muitos não lembram as visitas que receberam, ou lembram-se apenas de relances. Normalmente, nossos sonhos não fazem qualquer sentido. Recordar os sonhos requer prática e disciplina.

Você me relata a ocorrência de pesadelos constantes, nos quais se destaca a aflição e o medo. Embora questione sob o ponto de vista espiritual, é bom ressaltar que existem aspectos físicos e psicológicos na ocorrência de sonhos ruins e repetitivos. Quanto ao caráter físico, geralmente está relacionado à alguma disfunção digestiva, que pode ser investigada se você observar relação entre seus pesadelos e a alimentação noturna. No aspecto psicológico, há relatos de pessoas que livraram-se de tais ocorrências fixando um pensamento em soluções previsíveis para os dramas enfrentados. Assim, uma jovem que sonhava freqüentemente que caía num abismo, resolveu seu drama quando determinou mentalmente pedir ajuda a seu marido, que a salvava. E um jovem, que enfrentava animais lhe devorando, resolveu seu drama imaginando, quando acordado, situações em que se livrava dos bichos. Como vê, para alguns a solução está em resolver distúrbios do sono, para outros na prática de inteligência emocional.

Mas, e quanto ao quadro espiritual ? Não se duvida da influência dos espíritos sobre nosso sono e assim desde época remota. A palavra 'nightmare', que em língua inglesa significa pesadelo dizia respeito, há quatrocentos anos, exatamente a um "demônio" (os incubus) que vinha e sufocava as pessoas enquanto dormiam. Através do Espiritismo, sabemos da inexistência de demônios ou diabos, mas sim da presença de espíritos, bons e maus, assim como vemos, entre nós, todos os dias, pessoas de boa ou má indole.

Sabemos, sim, que os pesadelos podem significar recordação de vidas passadas, esquecidas em nosso inconsciente ou a ação espiritual do encontro com outros espíritos. Geralmente, causam uma emoção perturbadora e forte aflição. Não há como diagnosticá-los objetivamente. Quando se relacionam a vidas passadas, comum é o desencavar de sentimentos ou sensações de experiências vividas, dramáticas ou violentas, que nos causam medo. Se você recordar os pesadelos, verá que são situações que se repetem e que demonstram um temor íntimo que voltem a ocorrer na vida presente.

O terapeuta Osvaldo Shimoda relata um quadro clínico resolvido por Terapia de Vidas Passadas (TVP). Uma jovem tinha pesadelos desde a infância, quando acordava chorando, sem lembrar-se da experiência que vivera em sonho. Queria entender também o porquê de sua mãe não confiar nela, querendo sempre controlar sua vida. Ocasionalmente era tomada também por uma tristeza profunda sem saber o porquê e uma impaciência e ansiedade constantes. Ao submeter-se à regressão contou passagem de vida anterior onde estava presa pelas pernas. Dizia : “Estou deitada no chão em um cômodo, as minhas pernas estão amarradas com cordas, presas a um barril. Foi a minha mãe que me prendeu. É a minha mãe da vida atual. É o mesmo olhar profundo (os pacientes costumam identificar as pessoas que estiveram com eles em suas vidas passadas através do olhar). Ela não quer que eu fique com o homem que amo. Ela tem medo de me perder, quer me ver sempre por perto. Me amarrou para que eu não me encontrasse com ele”. Naquela época, a jovem faleceu antes de completar 20 anos e seu mentor espiritual observou que mãe, filha e o rapaz por quem se apaixonara teriam nova experiência juntos, numa encarnação futura. “Nós precisamos completar uma missão juntos", disse a jovem, ainda em transe.

Ao fim de quatro sessões de regressão, a paciente disse que não tinha mais pesadelos. Aquela tristeza profunda que vinha do nada tinha passado também e estava bem mais calma. Não pensava mais em querer fazer tudo ao mesmo tempo para não ‘perder seu tempo’, pois entendera o porquê dessa ansiedade de querer viver. Eis aí um exemplo do que alguns chamam de "resgate"; um acerto de contas a que todos nos submetemos. Embora tenha particularmente restrições à TVP quando buscada como mera curiosidade, reconheço que é um instrumento eficaz quando trata de dramas encravados no insconciente de uma vida anterior.

Não posso, infelizmente, determinar as causas de seus pesadelos. Podem ser um temor relacionado a uma experiência traumática de outra encarnação, como, também, a influência espiritual de seres que se ocupam de atormentar o sono de inocentes ou de pessoas que julgam culpadas ou ofensoras. Durante o sono, quando não suficientemente seguros ou esclarecidos, entramos em contato com seres que buscam o mal. Por isto, antes de dormir é conveniente que peçamos a Deus sua proteção para que possamos ter sonhos instrutivos e saudáveis.

Passe a cultivar o hábito de orar antes de deitar-se, dirigindo-se a Deus e aos seus espíritos protetores, pedindo força, discernimento e proteção durante a noite. E, na ocorrência de pesadelos, ao invés de buscar acordar para livrar-se do problema, busque (ainda que seja difícil) dirigir uma prece a Deus e aos mesmos espíritos bons, pedindo auxílio. Afinal, se há obsessores encarnados e desencarnados, não é menos verdade, como diz André Luiz no livro "Nos Domínios da Mediunidade", que há protetores que nos ajudam e elevam e que igualmente participam de nossas experiências de cada dia. "É imprescindível compreender que, em toda a parte, acima de tudo, vivemos em espírito", observa. Precisamos, então, dominar esta realidade e viver positivamente no bem para que contornemos nossas imperfeições, nossos medos e enfrentemos nossas dívidas. Pense que precisamos e temos toda a proteção necessária, mas que necessitamos fazer nossa parte para que os bons espíritos possam nos ajudar de maneira eficaz.

5 comentários:

C.S. disse...

Muito obrigada pelas suas palavras, me ajudou bastante. Sempre quis entender a doutrina espirita, e agora estou fazendo isso. Graças a Deus já estou entendendo muitas coisas, E vou continuar estudando a doutrina, pois até agora, depois de analisar várias, está sendo a única que encontrei mais lógica, nos ensinamentos, no respeito as outras religiões, na fé, sem fanatismo, e na vontade de ajudar o próximo.

Aprendi que a prece realmente funciona, quando é feita de coração, Já estou fazendo o que vc me aconselhou, tenho sempre pedido proteção dos bons espiritos, mas sempre agradecendo primeiro o que tenho tido em minha vida. Apesar dos pesadelos, hoje tive um sonho que achei rasoavel. Sonhei que estava desatando vários nós, e satisfeita porque estava trabalhando. Acordei me sentindo muito bem, felizmente.

Vou tentar me lembrar, se ouver mais pesadelos, para não fazer força para acordar, e sim fazer uma prece como deve ser, e como vc me aconselhou.

Mais uma vez, muito obrigada.Um grande abraço, fique com Deus.

Luis Hipolito @ The Blogger disse...

Reduzi para 25 por página o número de postagens do The Blogger(luishipolito.wordpress.com) e também o número de imagens para facilitar o carregamento do blog. De ontem(a partir das 5 da tarde) até o momento houve uma grande redução nas visitas(Sitemeter). Já é a segunda vez que acontece isso desde que estou no Wordpress e nesse caso estou creditando ao feriado estadual em São Paulo, onde o blog é muito acessado. Realmente não sei a razão. Ao acessar meu blog, eu gostaria que você sempre consultasse o Sitemeter e o carregamento da página. Obrigado e um grande abraço! Estou sempre aqui.


Luis Hipolito @ The Blogger

C.S. disse...

Olá, Marcos!Muito obrigada pelo seu conselho! Realmente está dando certo. Vc me aconselhou, que ao invés de procurar acordar para me livrar do que aconteceria no pesadelo, que eu fizesse uma prece. Quando li a sua orientação, pensei que não conseguiria me lembrar, de fazer a prece, no momento do pesadelo. Mas estou até surpresa, e muito contente, pois, apesar de continuar tendo pesadelos, tenho lembrado de rezar, no momento que ele acontece. E sempre que acordo, ainda estou rezando. E por causa disso me sinto mais calma ao acordar. Estou muito feliz com isso, e quero agradecer de coração, pelas suas palavras e orientação. Valeu! Muito obrigada!
Um grande abraço e que Deus te ilumine cada vez mais. C.S.

Partida e Chegada disse...

Fico feliz por contribuir, ainda que minimanente, para melhoria de seu dia-a-dia. Todos sabemos da importância do sono e, nós espíritas, ainda mais, já que os sonhos invariavelmente nos proporcionam uma ligação com o mundo invisível. Fique em paz, ela sempre te acompanhará. Um abraço.

Carlos Roberto disse...

Quando dormimos somos levados pelo efeito da atração às regiões do plano espiritual que mais se sintonizam com o nosso pensamento. Portanto se estamos preocupados com dívidas por exemplo, iremos às regiões do plano espiritual, que tenham a ver com esse tipo de pensamento material. Obviamente se são regiões do plano espiritual que não sejam elevadas, poderão ser alvo de espíritos também menos elevados que irão se valer de alguma rixa ou animosidade contra nós para nos perseguir, ou nos atormentar. Por isso o pesadelo.

A forma de se livrar dos pesadelos é a aproximação com os espíritos mais elevados que temos acesso, inclusive as nossos espíritos protetores, amigos e também os superiores que querem e podem nos ajudar por absoluto amor, e a forma de conseguir essa aproximação é por meio da sintonia dos pensamentos. Precisamos exercitar o amor, procurar ajudar as pessoas, cultivar pensamentos positivos, fazer preces diariamente, ao acordar agradecendo a Deus por mais um dia de vida, de oportunidade de evoluir e de nos tornar melhores, pois que creia, são oportunidades maravilhosas. O habito da prece inclusive durante o dia nos transporta a patamares de elevação. A prece é um maravilhoso fenômeno de positivação do estado e do pensamento. Cultivar as idéias do bem, jamais deixando de amar os seres humanos, os animais, a natureza e isso inclui nossos próprios inimigos e desafetos. Precisamos olha-los com olhos de pai ou mãe e compreender suas imperfeições e perdoa-los, inclusive a nós mesmos. Não devemos carregar sentimentos de culpa.

Ao deitar, sabendo que irá para o mundo espiritual, leia uma página de pensamento otimista e consolador. Medite nas páginas desse pensamento procurando sintonizar com a sabedoria e o amor universal e divino e a seguir faça uma prece e nessa prece solicite aos espíritos consoladores que te levem para as regiões do mundo espiritual onde seja possível aprender, servir e se encher de luz.

Sem dúvida serás atendido(a) e dormirás bem. Ao acordar constatarás que sentirás uma grande paz e uma grande bem estar. Essa é a fórmula para se dormir bem e também bem dormir.SAUDAÇÕES. CARLOS ROBERTO