LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

.

sábado, 17 de janeiro de 2009

É PRECISO PENSAR ...

"A Doutrina dos Espíritos ensina a pensar; não o que pensar.” Espírito Antonio Grimm

Não sou chegado a novelas, mini-séries e outras programações do gênero. Contudo, numa "daquelas noites", assisti a um pequeno trecho de "Os Maias", na Rede Globo, onde um padre comunicava ao pai de um jovem suicida que, infelizmente, este não poderia ser enterrado no campo santo (?) porque transgredira uma norma divina imperdoável, ao acabar com a própria vida.

Muitas coisas me passaram pela cabeça naquele momento. Prá falar a verdade, fui dormir matutando em como pode alguém fazer uma idéia tão ridícula de Deus. Depois me lembrei de quando era menino, na Escola São José, onde o padre João, nas aulas de religião, também falava isso. Pensei no Antigo Testamento, onde Deus mais parece um carrasco, de gênio irascível e vingativo, condenando a torto e a direito por qualquer toma lá, dá cá, proferindo sentenças muitíssimo piores do que nossos Juizes terrenos que, pelo menos, consideram os antecedentes, a conduta social, a personalidade e, principalmente, a individualização da pena, além de outras circunstâncias.

Fiquei imaginando em como temos preguiça de pensar. Como pudemos criar um Deus tão incompatível com aquele que Jesus nos ensinou! "...eu não sou bom, bom é meu Pai que está no céu"? Daí prá frente, a doutrina de amor e consolação, ensinada e exemplificada por Jesus, deu lugar ao radicalismo, à violência, ao terror e à intimidação. Ocupando os suntuosos e sinistros templos de pedra, e freqüentando os palácios do poder, como deuses na terra, os cristãos, achando-se detentores da verdade, transformaram-se em terríveis perseguidores dos que ousavam discordar de seus pontos de vista.

Temos de pensar, meus irmãos, e parar de dizer amém ou aleluia para tudo que nos ensinam. Qualquer coisa que contrariar Jesus deve ser imediatamente descartado. É preciso pensar!
Adonai Albaluz Tótaro
O autor é Ten Cel PM e Cmt do 19o BPM em Teófilo Otoni (MG). Leia texto integral

0 comentários: