LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

.

segunda-feira, 2 de março de 2009

MEDIUNIDADE : CIÊNCIA ESTUDA FENÔMENOS

O estudo dos fenômenos era restrito às religiões. Hoje, começa a despertar interesse de algumas áreas da ciência. O Hospital das Clínicas de São Paulo criou um núcleo de estudos para tentar comprovar a interferência espiritual no nosso corpo. São psiquiatras experientes que se reúnem duas vezes ao mês para avaliar o andamento das pesquisas e trocar informações. "Existe uma resistência muito grande e muito preconceito. A existência desse grupo é justamente fazer pesquisas no sentido de comprovar esses fenômenos de uma maneira estruturada", conta o psiquiatra Franklin Ribeiro.

Uma das fontes de pesquisa do psiquiatra Franklin Ribeiro fica em um prédio de nove andares. No local, funciona a Federação Espírita de São Paulo. A federação é uma espécie de universidade espiritual. Mais de 11 mil pessoas estudam lá. São alunos da doutrina e das pesquisas sobre os fenômenos atribuídos ao espiritismo.

O doutor Franklin foi acompanhar um trabalho de desobsessão - um ritual semelhante ao que os católicos chamam de exorcismo. Muitas daquelas pessoas se dizem perseguidas por espíritos ruins, inimigos ocultos, que já morreram e que estariam perturbando os vivos. Como se livrar deles? Tarefa para os médiuns.

Em uma corrente de orações, eles cercaram a vítima e tentaram atrair o suposto obsessor. De repente, uma médium se transformou. Os que conhecem o processo explicaram que ela acabara de incorporar o espírito atormentado. Começava um trabalho de convencimento. Às vezes, segundo os especialistas da doutrina, o espírito insiste em continuar perturbando.

"O espírito que chegou estava muito ligado à moça que estava aqui. Então, não estava conseguindo se desligar, estava confusa. Estávamos convencendo a ela ir, mas ela não estava querendo ir", diz a médium e economista Mônica Lange.

O doutor Franklin assistiu a tudo com a curiosidade de um pesquisador. Mas que contribuição essas manifestações podem trazer ao mundo acadêmico da medicina? "Antigamente, qualquer manifestação religiosa e espiritual era vista pelos médicos como alguma coisa de doentia. Hoje, nós estamos podendo observar esses fenômenos e investigar. Sabemos que as pessoas que têm essas manifestações nem sempre são doentes mentais", diz o psiquiatra.

Pesquisas espirituais - Globo Repórter
Veja mais : íntegra do programa de março de 2003 (22/02/09)
Próxima postagem : Segredos do cérebro

0 comentários: