LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

.

domingo, 1 de março de 2009

MEDIUNIDADE : REAÇÕES DO CÉREBRO

A equipe do Globo Repórter acompanhou o trabalho de dois especialistas: o psiquiatra Sérgio Felipe, do Instituto de Saúde Mental de São Paulo, e o neurologista Sebastião Alvernaz, da Escola Paulista de Medicina. Eles estudam as reações de um cérebro em transe. O aparelho de eletroencefalograma, de última geração, faz o mapeamento cerebral. Para que o exame dê certo, o médium não pode ser portador de nenhuma doença psíquica, como a epilepsia, por exemplo. Os médicos só querem registrar as interferências espirituais.

O doutor Sérgio Felipe pediu ao suposto espírito incorporado no médium para emitir sinais que pudessem ser identificados no aparelho. O médium atendeu e o aparelho começou a registrar os sinais. Até os abalos musculares captados pelos sensores são pesquisados. O especialista consegue analisar cada movimento.

"Pode ser simplesmente um abalo muscular do médium, mas pode ser também que a atividade eletroencefálica tenha desencadeado esses abalos. Isso não é normal. Se você gravar uma pessoa normal, que não tenha epilepsia, ela não apresenta isso”, revela o neurologista Sebastião Alvernaz.

Segundo os pesquisadores, os resultados dos exames indicam que o transe provoca estranhas alterações no cérebro. "Há indícios de que altera, mas não é só eletroencefalograficamente. Altera ritmos cardíacos e outras funções do chamado sistema nervoso autônomo", revela o psiquiatra Sérgio Felipe.

Pesquisas espirituais - Globo Repórter
Veja mais : íntegra do programa de março de 2003 (22/02/09)
Próxima postagem : Ciência estuda fenômenos

0 comentários: